4 filmes franceses para ajudar a aprender o idioma

Os filmes podem ser grandes aliados de quem está tentando aprender um novo idioma. Assisti-los na sua língua-alvo pode ser uma excelente forma de melhorar suas habilidades de escuta e seu vocabulário ao mesmo tempo em que faz uma atividade prazerosa.

No entanto, dependendo do seu nível de conhecimento, a atividade pode ser um desafio, já que para ser bem absorvida precisa ser feita com as legendas e áudio no idioma original. Por isso, ao optar por essa tática, é importante escolher um filme interessante, com uma história envolvente e com diálogos fáceis de serem compreendidos, porque, existe a possibilidade de o filme ter que ser visto mais de uma vez para que o aprendizado seja eficaz.

Isso significa que não é qualquer filme que pode ser visto com o intuito de aprender a língua. Mas como saber quais filmes podem trazer o melhor resultado? Se você está aprendendo francês, nós te ajudamos a escolher:

1 – O fabuloso destino de Amélie Poulain (Amélie, 2001)

Um dos mais famosos filmes franceses é um drama romântico que conta a história de Amélie, uma moça ingênua que se muda para Paris e passa a trabalhar como garçonete. Com uma natureza doce e imaginativa, ela passa a tentar mudar a vida de todos que convivem diariamente com ela. O filme é ideal para quem está aprendendo francês tanto por este ser o idioma do filme, quanto pelo fato de que é uma história que pode ser vista várias vezes sem correr o risco de se tornar chata.

2 – Intocáveis (Intouchables, 2011) 

Intocáveis é quase tão popular quanto o número 1 desta lista. A história de um intelectual ricaço e tetraplégico que contrata um jovem da periferia para cuidar dele foi baseada em um caso real e sucesso de público em todo o mundo. Este filme é recomendado para quem já tem um nível mais avançado de francês, já que alguns diálogos são mais elaborados e a linguagem bastante variada: em alguns trechos cheio de gírias e, em outros, bastante formal, o que significa que é preciso ter um nível intermediário para entender esse contraste. Porém, mesmo que você não vá estudar o filme a fundo para entender a língua, vale a pena assiti-lo porque a história é incrível.

3 – Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la sorcière, 1998)

Filmes de animação estão entre os melhores tipos de filmes para quem quer aprender uma nova língua. Geralmente, a linguagem deles é mais simples e direta, os diálogos mais objetivos e o vocabulário sem variações complexas. É por isso que Kiriku e a Feiticiera está nesta lista. O filme é baseado em um uma lenda da África Ocidental e conta a história de um menino africano que nasceu para salvar sua aldeia. É uma boa pedida para quem está começando!

4 – A Marcha do Imperador (La marche de l’empereur, 2005)

Este documentário possui versões em mais de uma língua, mas o francês é o idioma original do longa que fez muito sucesso. O documentário, que acompanha a jornada dos pinguins imperadores da antártica, ganhou vários prêmios por retratar de uma forma simples, emocional e sincera a jornada destes animais fascinantes. Tudo isso é feito através de narrações dos próprios pinguins. Pode parecer bobo, mas além de ser uma narrativa fácil de acompanhar, já que as falas são individuais e muito claras, as imagens são fascinantes e o roteiro é muito envolvente.

Independentemente do filme que você escolher, o importante é tentar absorver a mensagem do filme, familiarizar-se com a linguagem e não desistir. Se você não entender tudo de primeira, assita quantas vezes forem necessárias até que você consiga absorver alguns aspectos da linguagem e a essência do filme.

Gostou da lista? Que outro filme você acha que poderia estar aqui? Deixe um comentário!